quarta-feira, novembro 15, 2006

# CLXI - Escola de Pais Nacional (EPN)


(O futuro, 2005)

Numa altura em que se fala cada vez mais na escola e na família, nas respectivas responsabilidades e obrigações, convém relembrar que estas preocupações não são de agora. Na verdade, conta já com mais de 30 anos esta associação constituída a partir da primeira Associação de Pais criada em Portugal.

Trata-se de um movimento que acredita na formação como pilar da educação para uma liberdade responsável e alicerçada em valores. Embora tenha, na sua génese, inspiração cristã a EPN está disponível para trabalhar com todos, sem ostracizações baseadas em credos, raças, ideais políticos ou níveis sócioeconómicos.

A sua actividade passa pela realização de ciclos de formação - pioneira, também, nesta modalidade - em que, ao longo de alguns encontros semanais, um casal da EPN orienta um círculo de debates sobre temas específicos, direccionados para as várias idades das crianças : 1.º Ciclo - até à entrada na escola primária; 2.º Ciclo - desde aí até à adolescência; 3.º Ciclo - a partir da adolescência (incluindo, e trabalhando sobretudo, esta etapa).

As reacções dos participantes são efusivamente motivadoras para a continuação deste tipo de trabalho exercido de forma completamente voluntária e sem qualquer custo para os participantes. As solicitações são muitas...


---<-@

Um som bom :
(reconhecerão, por certo, o tema)

1 comentário:

Dulce disse...

Passa no meu blog e diz-me aqui quais são as tuas manias! Intimo-te.
Beijos!