Toda a vila se concentra nos festejos em honra do santo, recriando uma história ancestral de lutas entre cristãos (bugios) e mouros (mourisqueiros). Estes últimos, de cara destapada, só podem ser representados por rapazes solteiros.
Ficam uma fotos tiradas durante a manhã/início da tarde de hoje e o convite para, se quiserem saber mais sobre esta festa, visitarem este blog e a vila neste dia, claro.
(Os bugios são às centenas. Alguns deles são muito patriotas, e não se esquecem da equipa das quinas, que anda a jogar futebol lá na Alemanha!
Garbosos mourisqueiros, de cara destapada.
Mal a música soa, nos altifalantes, não há quem resista e muitos põem-se a dançar daquela forma típica. Foi o caso destas damas, "bugias" de outros tempos?).
A banda de Campo, tradicionalmente, é exímia na interpretação da tal música.
Deixo aqui um excerto, para poderem apreciar ;-)
7 comentários:
Também adoro a Simone e de uma maneira geral quase toda a música brasileira.
Foi numa dessas bugiadas (há que tempos!) que o "meu" Alípio se encantou com a "sua" jovem Amélia... e até a soube ra+ptar!...
oi!!
Sou sobradense e nunca falto à Bugiada, nem que tenha que fazer 320 Km para air ver...É uma festa linda que deve ser sentida e vivida com paixão.
Obrigada por ter criado o blogg e dar a conhecer a festa.
Samony
Samony : aparece mais vezes!
*
muito obrigado por dar a conhecer a minha festa. parabèns pelas imagens que dão a +erceber o quanto toda a vila vivie a festa.
Ola!! Sou de venezuela, agrada-me saber de esta festa a pesar que nunca foi a uma, eu nynca tinha escutado a musica das danzas destas festas y gostaria de saber onde podia escutalas... Obrigado...Att: Ana
Ana : não é fácil encontrar tais músicas. Resultam de gravações não comerciais...
Vá passando! *
Enviar um comentário