Numa noite desta semana - quarta-feira, para ser mais exacto - fiz uma viagem pelo mundo fora, no Mercado Ferreira Borges. Muito bem organizado pelo Rancho Folclórico de Paranhos, o XXVII Festival Internacional de Folclore da cidade do Porto.
Nessa noite, participaram seis representações internacionais : a Polónia, a Moldávia, a Letónia, a Ucrânia, o Chile e o México.
Um dos momentos altos, tradicionais nestes festivais, foi o cantar dos respectivos hinos nacionais. Arrepiante, a postura dos elementos quando se cantavam os hinos, sobretudo os que respeitavam aos próprios países. Traduziram muito do amor de cada um pela sua pátria. Emocionante, o público de pé, no decorrer destes exaltamentos. E todo o público a cantar o hino de Portugal...
Cada grupo dava-me alvas asas e eu voava para longe dali.
Claro que o México, com aquela mescla de cores, me fez revisitar todo um país onde nunca estive e que reside num canto da minha memória afectiva. Lindo demais.
Uma imagem e um vídeozinho, para partilhar convosco:
A excelente apresentação de Fernando Pino mudou para sempre o meu sentir ao ouvir o tema Besame Mucho, da Consuelo Velazquez (escrita aos 16 anos!). Sempre pensei nela como uma canção de despedida, de receio de despedida, sim, mas entre amantes...
O apresentador realçou o que todos sentíramos no sentimiento daquele jovem mexicano cantando com toda a sua alma, emocionado até às raízes dos cabelos... e explicou: aquela canção de sucesso mundial, não tinha nada a ver com sensualidades, com amantes, com o que associamos ao caliente dos boleros... O que a autora pretendia contar era o que uma mãe, no próprio leito da sua morte, cantava ao filho, que sentia que ia deixar para trás. A situação inversa, curiosamente, do post do outro dia, Pedaço de Mim.
Besame, besame mucho
como si fuera esta la noche
la ultima vez
Besame, besame mucho
que tengo miedo a perderte
perderte despues
Besame, besame mucho
como si fuera esta la noche
la ultima vez
Besame, besame mucho
que tengo miedo a perderte
perderte despues
Quiero tenerte muy cerca
mirarme en tus ojos
verte junto a mi
Piensa que tal vez mañana
yo ya estare lejos,
muy lejos de aqui
Besame, besame mucho
como si fuera esta noche
la ultima vez
Besame, besame mucho
que tengo miedo a perderte,
perderte despues